quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ô palestrinha cara!


Essa semana por várias vezes ouvi comentários de que o Lula, como ex-presidente ganhará R$ 200.000 por palestra.

A propósito, comentários sempre negativos e por vezes com uma boa dose de indignação.

De fato, é uma quantia substanciosa para uma palestra, principalmente porque a maioria das pessoas que viram essa informação, terão que trabalhar alguns anos para conseguir ganhar essa quantia. Fato que eu acho bem chato, até porque eu faço parte dessa maioria.

Mesmo assim, convido você a olhar esse fato sob outra perspectiva.

O Lula não sairá por aí oferecendo sua palestra por esse valor.

Algumas instituições nacionais e internacionais irão convidá-lo e pagarão essa quantia porque consideram que a tal palestra vale esse preço. Provavelmente ele irá escolher os lugares mais interessantes para falar e, pasmem, recusará alguns convites!

Seria uma ingenuidade achar que essas instituições são burras ou desinformadas ou generosas. Ele só receberá isso porque ele tem algo precioso a oferecer.

E o que o Lula tem de tão precioso? A história de vida dele! A experiência que ele teve como líder por 8 anos de uma nação com 190 milhões de pessoas.

Por que poucas pessoas podem cobrar R$ 200.000 por uma palestra? Porque poucas pessoas têm a história que ele tem para contar. Em primeira pessoa!

Também porque para poder contar sua história a esse preço sua popularidade já tem que ser bem alta.

Não vem ao caso aqui gostar ou não do Lula, concordar ou não com o governo que ele fez, o fato é que ele, hoje, se tornou uma das pessoas mais influentes do mundo e, mais ou menos 60 anos atrás ele era uma criança sem recursos em uma cidadezinha lá nos confins do nordeste!

É uma trajetória rara, ímpar, extraordinária. Por isso ele receberá essa quantia rara, ímpar e extraordinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário