quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Efeito colateral das leis


É curioso o efeito que a LEI, quando levada a sério, causa.
Sempre ouvimos pessoas que viajam para outros países e voltam dizendo estarem admiradas com a educação e a civilidade que vêem lá.
Uma observação que é recorrente é a do respeito que os motoristas têm aos pedestres que precisam atravessar a rua. É comum ouvirmos: “Fiquei surpreso ao ver que os carros pararam para eu passar!”.
Eu sempre pensava com os meus botões e, no caso da conversa ser com pessoas mais chegadas , eu comentava: “porque não podemos fazer isso aqui também?”.
No dia 7 de agosto deste ano, toda a mídia divulgou que: “A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) intensifica nesta segunda-feira (8) a fiscalização sobre motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante travessias. A ação dos fiscais vai se concentrar inicialmente na região central da cidade e na região da Avenida Paulista. Ao todo, 154 agentes de trânsito vão atuar na campanha” e que: “ Valores de multas vão de R$ 85,12 a R$ 191,53”. Fonte: www.g1.globo.com em 07.08.2011.
Pois bem, não é que comecei a ver vários motoristas parando para os pedestres! E o mais interessante, em lugares sem fiscalização alguma! Não estavam parando porque havia um fiscal da CET ou uma câmera. Ou seja, não era por simples medo de tomar uma multa.
Então, porque não faziam isso antes?
Não sei se esse comportamento vai virar hábito e daqui a algum tempo a maioria dos motoristas fará isso automaticamente. Espero que sim.
No entanto, a questão principal é:
Parece que assim como as crianças esperam e precisam de regras claras e bem definidas dos pais para que saibam como se comportar, nós adultos também esperamos uma regra/lei vinda de cima (do estado, da religião, das empresas, etc.) para nos comportarmos bem.
Um dia desses uma amiga (Rosana) em uma mensagem em seu facebook, disse que não precisava de ninguém que dissesse à ela o que é certo ou o que é errado.
É certo que existe muita gente que pensa dessa forma.
Porém, muitas vezes nos sentimos pressionados a não fazer o certo.
Por exemplo, nesse caso de parar para o pedestre. Antes da divulgação dessa fiscalização mais intensa, se parássemos para alguém atravessar, corríamos o risco de tomar uma batida na traseira do carro. Seria uma atitude inesperada!
No mínimo teríamos que agüentar uma longa e insistente buzinada!
Em outras palavras seríamos, de certa forma, descriminados por fazer a coisa certa.
Portanto, com o apoio de leis mais claras, quem já tem bom senso pode fazer uso dele com mais tranqüilidade e quem não o tem, pelo menos será forçado a respeitar.
E quem sabe esse respeito não vira hábito! Oxalá!

4 comentários:

  1. Oi Fernando

    Parabéns! Adorei o post.
    Realmente as leis são necessárias para regular a sociedade e criar conscientização daquelas coisas que eu comentei que para mim são meio óbvias. E obrigada pela citação do meu nome no post!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, como sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delicia o seu blog, Fernandinho! =)Vou visitar sempre.. rs.. Bom.. eu já há algum tempo venho tendo este hábito de fazer os carros pararem qdo passo. Não sei se eles param pq tem medo de me acertar, ou se é pq tem medo que eu acerte eles.. kkkkk... mas eles param e agora então... ta sussa! A prioridade é do pedestre - é da vida. O restante é filosofia! Saudades mil.. e vou vir sempre por aqui visitar seu blogs! Informe os novos posts no face! ( Aurea Shinto )

    ResponderExcluir
  4. Vamos torcer para que SIM! Mas eu acho que eu já vi esse filme antes, lembra da lei seca?

    Se não houver fiscalização contínua, a coisa afrouxa.

    Abraço,
    william

    www.alousasumiu.blogspot.com

    ResponderExcluir